SEM LENÇO SEM DOCUMENTO ...

... mas com a câmera no bolso. É assim que a gente caminha por Belisário. Nunca se sabe o que pode ser visto pela frente. Cada saída é uma surpresa.
Um dos meios de transporte com o qual a gente sempre cruza é a charrete. Aí a criança viaja na frente, sem cinto de segurança e muito menos airbag. E a friagem, que adoece criança na cidade, faz bem na zona rural. Olha que garotão saudável!
Já na volta o exercício perde a sua continuidade. Uma primeira parada com o Sr. José Coelho, que vem diariamente na rua para entregar o leite no comércio. 
Idade não é segredo. Ele tem 91 anos. Não parece. A cabeça é extremamente lúcida.
Conheceu toda a família de Mirian. Sebastião Izidoro, José Izidoro, seu avô, seus pais, tios... É muito bom conversar com pessoas que conviveram com os nossos ancestrais. Veio de Rio Branco  para Beli ainda criança. Quase 80 anos morando aqui.
O amigo Tyerre Coelho, de Muriaé, seu sobrinho, tem o maior respeito pelo tio, pelo grande conhecimento que este adquiriu ao longo de sua vida.
- "É uma enciclopédia". Define o sobrinho.
De fato, suas plantações são absolutamente orgânicas, segundo o Mercadinho do Paulino, que as revende. 
José Coelho é pai da Marli, esposa de Pavão. Esse casal que vive da terra, também aqui em Belisário, tem uma bela formação ética e uma zelosa prática de plantio sem agrotóxicos, com muito respeito à terra.
A caminhada prossegue por poucos passos. Agora outro idoso esbanjando saúde, também dando uma caminhada. Sebastião Coelho, irmão do José, que acabamos de apresentar

Sebastião Coelho está com 83 anos. É pessoa bastante integrada na vida e história de Belisário.
Já que a caminhada está mesmo ferrada, vamos enfiar o pé na jaca. Paramos na casa da amiga Odite, mãe de Vandim e Wolninho.  Sempre uma boa parada para se comer alguma coisa gostosa.
Prá compensar, verduras em abundância, compradas facilmente de Rogério, na porta de casa, todas as quintas feiras. Ele é o representante de Miradouro no fornecimento de verduras e legumes frescos aqui no distrito
Ligou o som e chamou no auto falante, o povo junta.
Isso é Belisário!

Comentários

  1. Por essas e por outras estou em Belisário há 23 anos. Troquei meu apto. na belíssima Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro, por outras belíssimas paragens mais afins comigo. O mar é lindo, mas, ele lá e eu cá ! Como boa mineira, descendente de bandeirante, aqui é o meu lugar... aqui tenho chão, tenho horizonte, tenho história, sou até artista - pintora, uai !

    ResponderExcluir
  2. Estou "morrendo de inveja" das pessoas que têm o privilégio de morar em Belisário.
    Conheci muito o Sr. Antônio Coelho, pai dos apresentados José e Sebastião. Durante décadas ele foi meeiro do Joaquim de Freitas e Tia Mariquinha. Além do hábito de trabalhar todos os dias, ele tinha também o hábito de ir a Congonhas todos os anos. Ora, muita gente vai a Congonhas todos os anos, mas ele ia a pé. Um companheiro de viagem dele me relatou certa vez, que o Sr. Antônio não dormia à noite e sim durante o dia... enquanto caminhava. É mole?

    ResponderExcluir
  3. Sebastião Coelho e José Coelho são figuras lendárias em Belisário. E para meu orgulho, são meus tios, ambos são do tipo "boa praça", trabalhadores e simples de coração.

    ResponderExcluir
  4. Dárcio,
    Você fala e eu escrevo. Quase tudo que você comenta acrescento (ou corrijo) no meu livro da História do nosso Belisário.
    Acredito que outros também, como nós os "viciados" no embelisariomg, estejam se enriquecendo com as filigranas culturais do grande blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dona Nina,
      Se V. quiser, pode anotar. O companheiro do Sr. Antônio Coelho que me relatou o "caminhar dormindo", foi o Gilberto, filho da Dona Mariana de Paiva. O próprio Sebastião (filho) foi com ele umas duas vezes.

      Excluir
  5. Dárcio,
    Você fala e eu escrevo. Quase tudo que você comenta acrescento (ou corrijo) no meu livro da História do nosso Belisário.
    Acredito que outros também, como nós os "viciados" no embelisariomg, estejam se enriquecendo com as filigranas culturais do grande blog.

    ResponderExcluir
  6. Ah meu Vôooooooo que legal conversar com ele e sempre uma historia boa de se ouvir conta com riqueza de detalhes a historia de nossa família orgulho de seus filhos, netos e bisnetos e de todos que o conhece exemplo de vida pra todos nós esse e meu Vôzinho querido feliz de velo aqui merece e muito ser contada sua historia de vida. E tio Bastião nossa não da pra ficar sem ri do lado dele sempre arrancando gargalhadas de que ta perto dele. Dois exemplos de homens de bem !!! Obrigado pela reportagem nos deixa muito feliz =D

    ResponderExcluir
  7. DÁCIO calais que saudades do tempo de BELISÁRIO FICOU LEMBRA DO VICENTE, SABIA QUE FALECEU?
    DONA MARIA AMELIA PROFESSORA QUE JAMAIS SERÁ ESQUECIDA.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do bate papo nessa matéria. Isso nos motiva muito.
    Cleber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês