RETROSPECTIVA 2011 - PARTE II

Na primeira etapa fomos até junho. Vamos completar agora até dezembro, relembrando as notícias que marcaram o nosso blog em 2011

JULHO:

Dia 01 –FORUM EM ITAMARATI DE MINASUm grupo de Belisário participou do Fórum de Desenvolvimento Regional em Itamarati de Minas, dentro do Projeto Ecos da Mata.

Dia 3 – ACONTECE A FESTA DO TRABALHADOR RURAL DE PEDRA ALTAA comunidade de P. Alta manteve a tradição. A 3ª FESTA DO TRABALHADOR RURAL estava muito bem organizada. Doces maravilhosos, cachaça, artesanato, produzidos na região estiveram expostos, além de concurso leiteiro, exposição agrícola e a CAVALGADA DE PEDRA ALTA.

Dia 3 - D. MARIA TURCA COMEMORA OS SEUS 80 ANOSD. Maria Alves da Silva, mais conhecida como Maria Turca, mãe do jornalista e belisarense Silvan Alves faz uma festa para comemorara seus 80 anos.

Dia 6 - FALECEU O PRESIDENTE ITAMAR

Itamar foi o meu primeiro líder político, na década de 70, na militância da MDB em Juiz de Fora. Sempre foi a minha referência de político decente. Fui seu ferrenho cabo eleitoral na eleição vitoriosa contra José Augusto, para o senado, em 1974 e em outras que se seguiram.

Fui colega de turma de sua filha Georgiana no curso de Direito e ele foi o nosso paraninfo de formatura, em 92. Eles eram tão discretos que somente vim a saber que ela era filha do então vice-presidente já no terceiro ano do curso. Na formatura ele era o presidente. Ela não tinha segurança, pompa, privilégio...

Dia 9 - CONTRA A NOSSA VONTADE ELA VOLTA A BELISÁRIO

A morte volta a Belisário. Um lugar pequeno onde todos se relacionam, a sua vinda sempre traz consternação. Faleceu essa noite, vítima de um AVC, o Sr. José Moreira, pai de nosso amigo e parceiro Éder. Um abraço ao amigo e à D. Taninha. Deus os conforte. Ele tinha pouco mais de sessenta anos.

Dia 13 - FESTA JULINA NA ESCOLA

O evento foi excelente. Tudo muito bem enfeitado e organizado. As 2 quadrilhas. dos menores e dos maiores, foram animadíssimas. Boas comidas, com mesas em espaço ornamentado, barrracas para mensagens, maçã do amor, pescaria...
Uma banda foi contratada para tocar o forró ...
Parabéns a Daniel e equipe de professores e funcionários. Muitos deles presentes ajudando no evento.
Dia 18 - UMA NOITE DE GALA

Todos os envolvidos na organização da NOITE DE CALDOS, VINHOS & QUEIJOS EM BELISÁRIO estão super satisfeitos com a qualidade do evento, Tudo saiu como planejado. Um número razoável de pessoas fez reserva e não compareceu. Isso não é legal para a organização. Mas a festa foi muito boa. Valeu a pena a trabalheira para organizá-la.

Dia 20 - GASTRONOMIA NA SERRA- DOMINGO

Que manhã maravilhosa! A disparada maioria presente à Matriz de Belisário jamais teve a oportunidade de participar de uma programação musical tão bonita como o que foi apresentada.
Os fortes aplausos da plateia comprovaram isso. Tanto da Camerata de Sopros de Muriahé como aos músicos Omar (flauta), Tibor(piano) e Geraldo Mathias, 1º tenor do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
Uma pena a pouca participação dos moradores de Belisário. Muitos dos presentes vieram de Muriaé, Belo Horizonte, Rio de Janeiro...

Dia 26 - ACONTECEU A ROMARIA

Belisário viveu um domingo bastante movimentado em função da 7ª ROMARIA DO TRABALAHADOR E DA TRABALHADORA RURAL, que este ano aconteceu aqui em nosso distrito.
A chuva que caiu no sábado atrapalhou a vinda de um número maior de visitantes e trouxe alguma dificuldade para os organizadores do evento.
De qualquer forma todos ficaram felizes com os resultados obtidos. O evento foi bem organizado e rico em suas mensagens de valorização desses batalhadores que lutam para que haja fartura na mesa de todos e de conscientização para a preservação dessas dádivas de Deus: a terra e a água.
As caravanas foram recepcionadas na Praça da Matriz.

AGOSTO

Dia 11 - ASSALTO DE NOVO

Fomos surpreendidos com uma nova ocorrência de assalto na Cooperativa Bancária de Belisário. A gente em cidade grande se orgulhando de morar em uma terra pacífica, é obrigado a se perguntar: até quando?

Dia 23 - FABEL

Boas notícias foram blogadas por D. Nina sobre a FABEL. As Escolas Estadual e Municipal abrilhantaram em muito o evento. Carla Patrícia foi eleita a GAROTA FABEL 2011. A 2ª classificada foi Thaís Araújo e em 3º lugar Maíra Fernandes

SETEMBRO

Dia 6 - LUTO E DOR EMBELISARIO

Comunicamos com imenso pesar o falecimento do belisarense Adnaldo, filho do Dico. Ele residia em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e nessa tarde, foi vítima de um acidente, tendo caído da construção de um prédio, já que ele era especializado em montagens residenciais e industriais. Estamos todos muito consternados e solidários com a dor dos seus familiares.

Dia 7 -PAULINO BALBINO É HOMENAGEADO EM MURIAÉ

Aconteceu ontem, 6 de setembro, Dia do Muriaeense, a solenidade de outorga de títulos pela Câmara Municipal de Muriaé. Um bom grupo de Belisário esteve presente para prestigiar o presidente da Casa, o nosso vereador Vandim e o nosso homenageado.

Dia 13 - NOVO ASSALTO EM BELISÁRIO

Um notícia que a gente nunca quer dar. Quando caminhávamos em direção à Matriz, para participar da missa em memória de Adnaldo, o Mercadinho do Paulino acabava de ser assaltado por 4 homens de motos, usando capuz, luvas e capacete.Eles subiram com Paulino para o interior de sua casa e logo desistiram, ao serem informados de que ali não tinha dinheiro.

Voltaram para o mercado de onde levaram cerca de R$ 3.500,00 mais uma quantia proveniente de recebimento de plano funerário.

Os gatunos fugiram na direção do Fundão, passaram por Serrania, segundo as primeiras apurações e a partir dai ...

Dia 18 - CONSELHO TEM NOVA DIRETORIA

Foi considerada excelente a participação popular na eleição hoje da nova diretoria do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO SÓCIO-ECONÔMICO DE BELISÁRIO-CDSEB. Compareceram no GAB para votar 126 belisarenses. Desses 122 deram SIM à chapa única e 4 deram NÃO.

Foram eleitos:

Presidente: Bruno da Silva Martins

Vice-Presidente: Francisco de Assis Oliveira

1º Secretário: Cléber de Oliveira Paradela

2º Secretário: Regina Celeste Pimentel Glanzmann

1º Tesoureiro: Norival José de Paula Oliveira

2º Tesoureiro: José Domingos Dias

Dia 29 - COMEÇARAM OS JOGOS ESTUDANTIS

Foram abertos ontem os Jogos Estudantis de Muriaé – JEM.A nossa Escola Estadual fez a sua inscrição em duas categorias de FUTSAL masculino. É muito complicado a participação de nosso Distrito nesse tipo de evento. Para que pudessem participar da abertura, cada jogador precisou pagar R$ 7,00 de passagem. A Escola não dispõe de recursos para esse tipo de atividade e, assim, precisa se virar para que a garotada participe.

Dia 30 - FÓRUM EM MIRADOURO

Aconteceu nessa sexta mais um FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL. Dessa vez na cidade de Miradouro. A turma de Belisário esteve lá, muito empolgada com essa oportunidade de estarem atuando efetivamente num processo de discussão e ações, buscando o desenvolvimento da região. Isso é muito bom pois forma o senso crítico de nosso povo, ao invés de participarem simplesmente como figurantes em projetos, além de prazer-lhes uma maior socialização.

Dia 7 - BELISÁRIO PERDE JOÃO RITA

Foi enterrado hoje no cemitério de Belisário, JOÃO RITA, de apenas 65 anos. Ele havia sofrido um acidente cerebral já há várias semanas, que o mantinha internado em Muriaé. Deixa as filhas Valdete e Vanilda, netos e um bisneto.

A marca de João Rita foi o trabalho. Era um "touro" na hora de pegar no batente, segundo aqueles que com ele trabalharam.

Já fizemos uma matéria com ele no ano passado, onde comentamos que João Rita iniciou na vida profissional como açougueiro, trabalhou na prospecção de minérios na região, depois se especializou em artesanato e serviços em couro e em cipó. Também foi servidor da Escola Estadual.

Dia 17 - FESTA DAS CRIANÇAS, ORGANIZADA PELA FAMÍLIA BELETE

Aconteceu neste sábado a 12ª Festa das Crianças, promovida pela família Belete, em Belisário.

Essa festa é esperada com muita ansiedade pela garotada, que, ao contrário daquelas que vivem na zona urbana, não são contempladas com nenhum evento, em comemoração ao Dia das Crianças.

Tradicionalmente é um grande ajuntamento de "baixinhos" para curtirem a festa que conta com a participação da família Belete e amigos que com eles vieram do Rio e de Muriaé e aqui se fantasiam de palhaços e fazem outras animações, distribuindo balas, pipocas, doces...

Dia 17 - CORAL DA AABB EM BELISÁRIO

Mais uma noite em grande estilo em Belisário. Foi excelente a apresentação do CORAL DA Associação Atlética Banco do Brasil , de Belo Horizonte que viajou das Alterosas somente para essa apresentação em nosso Distrito. O público poderia ser maior. Fazer o que?

Dia 31 - JANTAR DOS PROFESSORES

A direção da nossa Escola Estadual viu por bem homenagear os professores, pela passagem de seu dia , 15 de outubro. Dayse deu pilha, procurou Mirian para trocar ideia em termos de ornamentação e cardápio e... foi só organizar.

Dia 11 - ÓTIMAS NOTÍCIAS DAS ALTEROSAS

O vereador Vandim acaba de nos ligar. Em contato agora com o Prefeito José Braz ele foi informado que o Secretário de Esportes Bráulio Braz liberou a construção de uma quadra de esportes para Beli. Sensacional!!!

Dia 14 - AS PLACAS AJUDAM MUITO

Fizemos uma matéria recente falando da decisão do GAB de apoiar a confecção de placas de sinalização da área rural de Belisário.

Ontem fomos com Renato Sigiliano, Presidente do GAB, para conferir o trabalho.

Muito legal. Eu não conhecia esse caminho "PAISAGENS E BICAS". Ele garante uma voltinha legal, com a segurança de retorno a Beli sem se perder.

Dia 21 - SEMINÁRIO EM MIRAI

Aconteceu nessa sexta mais um FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL. Dessa vez na cidade de Mirai. A turma de Belisário também não perdeu esse.

Dia 23 - VANDALISMO EMBELISARIO

Nessa matéria relatamos com muita revolta a atitude perversa de um morador de Belisário, que hoje reside em Muriaé, de nome Adriano, que simplesmente, por ter se desentendido com familiares, viu por bem sair quebrando os “orelhões” de Belisário, um lugar onde não há sinal de celular e assim muitas pessoas têm esses aparelhos como única opção para se comunicarem.

Onde não tem polícia...

Dia 30 - FEIJOADA EMBELISARIO

No domingo, dia 27/11/2011, ficou na história do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Belisário - CDSE-B como o dia da solidariedade entre nós. Apesar das chuvas, muitos se juntaram para que nossa FEIJOADA beneficente acontecesse.

O Comércio local doou os ingredientes.

Dia 30 - FALECIMENTO

Foi enterrada hoje em Belisário a Sra. Isabel Amâncio de Araújo, com 89 anos. Apesar da idade avançada, D. Isabel, que morava em frente à minha casa, gozava de boa saúde, vindo internar-se há vários dias atrás, com problemas pulmonares.

Ela deixa vários filhos: Durvalina, funcionária da Escola Municipal, Elza, Dete, Valdemar, Joaquim,Ercília, Jair e Maria.

DEZEMBRO

Dia 5 - FORMATURA DA ESCOLA MUNICIPAL

Aconteceu neste domingo, no GAB, a formatura dos alunos da Educação Infantil, da Escola Municipal Maria Amélia Meireles Calais. Como sempre, uma festa muito bonita e criativa.

Os concluintes ingressam agora no 1º ano, ainda nessa Escola, transferindo-se em 2013 para a Escola Estadual.

Na Mesa a Paraninfa da turma, a Sra. Aparecida, funcionária da Escola Municipal, a Supervisora da Escola, representando a Profa. M. Amélia, que deixou de comparecer por problemas de saúde na família e também o Vereador Vandim.

Dia 5 -INDIGNAÇÃO EM BELISÁRIO. FECHARAM A NOSSA RÁDIO COMUNITÁRIA

A comunidade de Belisário foi surpreendida agora à tarde com a presença da Polícia Federal e de técnicos da ANATEL, com um mandado expedido pelo juiz da Vara Criminal Federal de Muriaé determinando o fechamento da nossa Rádio Comunitária Itajuru, como se fosse ela uma rádio pirata.
É revoltante um distrito com graves problemas de acesso à sua cidade sede durante o período de chuvas, e sem acesso à sua zona rural nessa época, praticamente sem sinal de tv aberta, sem sinal de celular, com péssimo sinal de internet a rádio, com apenas um médico atendendo algumas poucas horas por dia, sem policiamento,sem ... , sem ..., sem .... passa agora pelo dissabor de ver fechada a sua rádio comunitária, construída com recursos privados da comunidade, recebendo ela um tratamento de pirata.

Dia 12 - VANDIM É NOVAMENTE PRESIDENTE

O Vereador Vandim acaba de ser reeleito Presidente da Câmara Municipal de Muriaé, recebendo 6 votos favoráveis, tendo havido 5 votos em branco.

3 votos vieram do PMDB, dos vereadores Sargento Joel, Dr. Carlos Wilson e Dr. Lídio Bandeira. Também recebeu o voto do Pastor Antônio Augusto e do Vereador Hélio Freitas, que foi eleito Vice-Presidente.

O Dr. Lídio foi eleito 2º Vice-Presidente, o Pastor 1º Secretário e o Sargento Joel 2º Secretário.

Parabéns Vandim e à nova diretoria. Um vitória sua, de Belisário e de Muriaé.

Dia 18 - NOITE DE GALA EMBELISARIO

O salão do GAB nessa noite de sábado foi muito elegante para uma solenidade muito importante. Ali aconteceu a cerimônia de conclusão de Ensino Médio dos alunos da nossa Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. Formatura é um momento mágico na vida de uma escola e na vida dos estudantes.

Dia 18 - METENDO A MÃO NA CUMBUCA

Geralmente esse não é um bom conselho. Mas, como é Natal, tudo vale. Pois foi assim que um grande grupo foi hoje para o GAB para participar da CUMBUCA DE NATAL promovida por D. Nina. Foram 100 prêmios, de valores diversos. Sucesso total

Dia 19 - CHOVE CHUVA, CHOVE SEM PARAR

Debaixo de um aguaceiro que não pára de cair por aqui, já há várias horas, a gente vai cantando e celebrando. Afinal, se na cidade ela é maldição, na roça a chuva é bênção.Os ônibus não estão circulando, mas os carros trafegam normalmente pela estrada via Itamuri.Vamos dando notícias até amanhã, para aqueles que pretendem vir passar o Natal e o réveillon aqui.

Dia 31 - REVEILLON 2012

E vai rolar a festa.
Vai rolar.
O povo da serra
Mandou avisar

23:30 - concentração na Praça Cel. Francisco Gomes

24:00 - Queima de fogos

24:30- Festa no GAB (R$ 10,00)

Comentários

Posts mais visitados do último mês