LANÇAMENTO DE LIVRO SOBRE O PICO DO ITAJURU

Matéria publicada no site www.radiomuriae.com.br

Propor reflexões a respeito da educação ambiental. Este é um dos objetivos de “Pico do Itajuru: Memórias da Natureza”, livro que será lançado, no próximo dia 29, no Grande Hotel Muriahé. De autoria de Adriano Medeiros da Rocha e Cristian Gomes Lima, a obra é fruto de um projeto desenvolvido através de aprovação na Lei Municipal de Incentivo à Cultura Alcyr Pires Vermelho.

Nas páginas da publicação, os jovens escritores expõem impressões colhidas junto aos moradores do entorno do Pico e, em especial, de crianças e adolescentes do distrito de Belisário. Assim, será possível ao leitor conhecer um pouco mais dos aspectos antropológicos e culturais dos moradores da região, por intermédio de relatos historiográficos e pessoais, numa leitura da memória e identidade dos moradores para com a região.

O livro “Pico do Itajuru: Memórias da Natureza” também contempla aspectos científicos, sociais e culturais, além de mostrar as belezas naturais presentes no caminho entre Muriaé e esta reserva de imensuráveis recursos para toda a região. No lado científico, são evidenciados alguns dos principais elementos da fauna e flora do Pico, bem como aspectos teóricos e críticos a respeito do turismo ambiental e do ecoturismo, demonstrando dados estatísticos da região, dotada de inúmeras atrações.

O lançamento do livro “Pico do Itajuru: Memórias da Natureza” está marcado para as 20h desta quinta-feira (29), no Centro Cultural Grande Hotel Muriaé. Na ocasião, os autores estarão disponíveis para um diálogo com a platéia e, na seqüência, acontecem apresentações teatrais, com a Companhia Loukos.com, e roda de viola com grupos regionais.

Mais informações pelos telefones 3721-7563 e 8829-8079. Outras informações podem ser conseguidas através do e-mail ecaminheiro.mg@gmail.com ou dos telefones.

A pesquisa

Para a constituição da pesquisa, além da história oral, foi desenvolvida uma estratégia de aproximação e relacionamento dos autores com professores e alunos da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, localizada no distrito de Belisário. Na instituição, foram realizados dois concursos: um de contos e estórias escritos por alunos do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio; e outro de desenhos sobre o Itajuru, feitos por estudantes do 1º ao 6ª ano do Ensino Fundamental.

A pedagoga Larissa Rocha Mota auxiliou na constituição dessa proposta de interação direta, na qual, crianças, adolescentes e adultos puderam, de fato, participar da construção do livro, de forma que seus relatos, contos e desenhos ganharam adaptações e passaram a constituir a base lúdica desta obra e do resultado de Edu-comunicação.

Os autores:

Adriano Medeiros - Cineasta, professor do curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Ouro Preto, coordenador da Base Criativa em Audiovisual de Mariana, idealizador e coordenador do Festival Nacional de Cinema e Vídeo Inconfidentes, Membro do Comitê de Cinema da UFOP - COMCINE, doutorando em cinema pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense, jornalista formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, ambientalista de coração.

Cristian Lima - Produtor cultural, especialista em Estado e Sociedade, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, graduado em História e Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Santa Marcelina. Atualmente é professor titular de Geografia, na Escola São Paulo – Muriaé - MG. Desenvolve trabalhos na área de História, com ênfase em História Política Social. Grande apreciador da natureza e da cultura rural.

Observação nossa: Cristian e Larissa são professores da nossa Escola Estadual de Belisário. Ela é moradora de nosso Distrito.

Comentários

  1. Olá, boa tarde! Enviei o convite oficial para o email embelisario@gmail.com, desculpe-nos o atraso...contamos com a presença de todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês