BELISÁRIO PRESENTE NO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL EM MIRAÍ

TEXTO DE NINA CAMPOS

Sexta-feira, 25/11/2011, partimos às 09:00 h, em van, por via de Rosário da Limeira, e numa viagem tranquila, mesmo com um trecho de estrada de terra, chegamos a Miraí,MG por volta das 10:30h, encontrando já no Clube local um bom número de convidados e participantes das oficinas realizadas durante o ano pelo Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem - GAIA.
De Belisário, éramos quatorze visitantes, sendo que alguns dos que participaram das oficinas não puderam ir por ser dia de trabalho e, em seu lugar, foram três dos integrantes do Grupo de Artesãos de Belisário - GAB, Grupo este que hospeda as reuniões do GAIA, as quais prosseguirão no ano que vem.
Os integrantes do Fórum em Mirai: autoridades regionais, estaduais e especialistas das áreas de capacitação estudadas nas oficinas, estes todos com formação universitária.
Tais oficinas se inserem no Programa Ecos da Mata, para capacitação de gestores e cooperadores dos planos de desenvolvimento regional sustentável dos vários municípios dessa região da Zona da Mata mineira, uma idealização e realização da empresa Votorantim Metais.
O Fórum de Miraí, deu aos participantes e visitantes, não só um resumo dos eixos fundamentais do Projeto em andamento, como infraestrutura, participação coletiva, capacitação profissional, fomento da cadeia produtiva, planos de negócios, micros créditos, compartilhamento de idéias e recursos, serviços rurais da região ou em potencial, aproveitamento de áreas naturais para geração de renda, criatividade coletiva, empreendedorismo, poder de compras, papel na sociedade, etc.etc., sempre priorizando os benefícios comuns.
A parte da manhã foi dedicada à recepção, credenciamento, cadastramento, colocação de crachás e entrosamento dos grupos e pessoas; em seguida, foi servido um lauto e delicioso bufê de produção da firma de Viçosa, "Delícia", incluindo pratos árabes como tabuli, tahine, esfihas, patê de berinjela e outros; também grande variedade de pães, frutas, sucos e refrigerantes.
Na parte da tarde, estivemos em auditório, por cerca de três horas: após o Hino Nacional, cantado por todos, cerca de duzentas pessoas, foi apresentado um número de dança, três meninas e um par adulto com sambas de sambas de Ataúlfo "Alves, compositor e intérprete, filho ilustre da terra, uma introdução realmente bem pensada. Foram feitas apresentações das autoridades presentes e seguiram-se os vários palestrantes, de recados muito proveitosos e bem diversos e adequados ao tema do desenvolvimento regional sustentável.
Por volta das l6 h , ao término do Fórum, foi servido cafezinho, refrigerante, ou suco de frutas, todo mundo já em ritmo de despedida.
Tanto na chegada, como na saída, nossa Van, dirigida por Fernando de Muriaé, fez um recorrido pelo centro da bela Miraí.
Obrigado, GAIA !





Comentários

Posts mais visitados do último mês