SOBRE O PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO

Recebemdo do Turismólogo Gustavo Toledo

Turistas adotam Parque Estadual da Serra do Brigadeiro como destino
O numero de visitantes no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro em janeiro de 2011 foi de 1.692, o dobro em relação ao mesmo período do ano passado, quando 880 turistas puderam conhecer os diversos atrativos naturais da área preservada.

Em setembro de 2010, a Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop) concluiu a pavimentação com bloquetes, em trechos mais íngremes, em 21,7 quilômetros dos 42 quilômetros da estrada que corta o parque no sentido leste-oeste e liga os municípios de Araponga e Fervedouro, na Zona da Mata mineira. O investimento foi de cerca de R$ 5 milhões.

Aberto ao público desde 2005, o parque trabalha prioritariamente com visitas agendadas e guiadas, com um publico estudantil e acadêmico, educadores que buscam ampliar os conhecimentos dos alunos com aulas de campo, palestras e seminários no parque.

O parque conta com centro de visitantes, com sala de exposição, biblioteca e auditório para 50 pessoas, alojamento para pesquisadores e laboratório e portarias nas porções Oeste e Leste.

Mais investimentos

De acordo com o Plano de Manejo, outras intervenções estão programadas, desta vez no interior do parque, e que vão ampliar a capacidade de recepção da unidade. Entre elas, encontra-se a restauração da sede da Fazenda do Brigadeiro, construção de portaria, casa de funcionário, implantação de trilhas, sinalização, com investimentos previstos de R$ 2 milhões.

Entusiasmado com a presença crescente de turistas na unidade de conservação, que está sendo descoberto por grupos organizados de caminhantes, cavalgadas ecológicas, passeio de bike e outros eventos, o gerente José Roberto informa que o projeto de turismo de base comunitária implantado no entorno da UC, está contribuindo para a renda das famílias moradoras do entorno.

Já existe uma associação de condutores na região e a proposta é capacitar os condutores e estabelecer uma parceria com as seis pousadas do entorno do parque para fomentar o turismo. Outra parceria proposta pelo parque envolve as prefeituras dos oito municípios onde se localiza a unidade de conservação. Atualmente, a prefeitura de Miradouro cede um funcionário que trabalha como guarda-parque. Oliveira quer a parceria ampliada para os municípios de Araponga, Fervedouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.

Inserido em dois Circuitos Turísticos, o Serras de Minas e Serra do Brigadeiro, o parque é um atrativo turístico valioso, com seus picos, trilhas e cachoeiras.

A Serra possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação das bacias hidrográficas dos rios Doce e Paraíba do Sul. Com área de 14.984 hectares onde predominam a Mata Atlântica, o parque se estende por montanhas, vales, chapadas e encostas da porção Norte da Serra da Mantiqueira.

Fonte: Ascom/ Sisema
Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.

Comentários

Posts mais visitados do último mês