MUSEU DE PETRÓPOLIS – UM PROGRAMAÇO











Como prometemos, vamos dar uma “viajada” nesse blog, começando por essa charmosa cidade fluminense, por onde também começamos nossa tournê com os amigos baianos. A foto já dá um flash na chegada, tendo ao fundo o "Dedo de Deus"

“O Palácio Imperial de Petrópolis, hoje, MUSEU IMPERIAL, foi a residência predileta do imperador d. Pedro II e cenário dos melhores momentos da vida do monarca, como ele mesmo registrou em correspondências dirigidas a diversos interlocutores. Sua construção, iniciada em 1845, por determinação do jovem imperador e a expensas de sua dotação pessoal, deu origem à cidade de Petrópolis. O projeto original do major e engenheiro germânico Júlio Frederico Koeler, superintendente da Fazenda Imperial, foi seguido, após sua morte, pelos arquitetos Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo....
...é também palco de inúmeros espetáculos, eventos, exposições e atividades voltados para a educação e o entretenimento de 300 mil visitantes ao ano. (http://www.museuimperial.gov.br).
Dispensa comentários a riqueza das peças de porcelanas, quadros, mobiliário, jóias expostas no Museu. Quero dar destaque para dois programas imperdíveis que lá são oferecidos:
Um Sarau Imperial
Dramatização interativa de uma atividade típica de lazer do século XIX. Embalado por modinhas imperiais cantadas por uma soprano e acompanhadas por um pianista, o sarau conta com declamação de poesias e conversas sobre assuntos sociais, econômicos, políticos e culturais da época, retirados da correspondência particular da família imperial. Conta ainda com a participação das personagens históricas, princesa Isabel, condessa de Barral, baronesa de Loreto, Isidoro Bevilacqua (professor de piano da princesa Isabel) e Adelaide Taunay (canto).
Horário: sextas-feiras, às 18h30 e, aos sábados, quando houver agendamento, para grupos de 20 a 120 pessoas.
Duração: 45 minutos.
Local: Sala da Batalha de Campo Grande do Museu Imperial devidamente ambientada para a realização do Sarau. (
http://www.museuimperial.gov.br)

É muito interessante, quando os artistas fazem interação com o público, usando o clássico português palaciano, dentro do contexto do séc. XIX, misturando a realidade daquela época com situações contemporâneas. Uma bela aula de história. Na cara de pau aceitamos o convite para a leitura de um poema. Da mesma forma imperdível é o Espetáculo de Som e Luz. Veja os comentários no site, desse “espetáculo como você nunca viu nem ouviu”.

“Quem nunca pensou em voltar no tempo? O Som e Luz Petrópolis oferece esta oportunidade ao reviver alguns dos mais importantes momentos do segundo reinado no Brasil. Trata-se de uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de d. Pedro II. A iniciativa é fruto da parceria entre Eletrobrás/Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Museu Imperial e Fundação Roberto Marinho.
A viagem começa no dia do baile das princesas, quando as irmãs Isabel (Mika Lins) e Leopoldina são apresentadas a seus futuros maridos: o conde d'Eu e o duque de Saxe. Toda a corte está subindo a serra para comparecer ao evento. Você vai ouvir o cocheiro convidá-lo para embarcar na carruagem que leva os convidados para o palácio imperial. Seus acompanhantes são ninguém menos do que o marquês de Caxias – futuro duque de Caxias, interpretado por Cláudio Mamberti, num de seus últimos papéis – e o barão do Bom Retiro (Sérgio Mamberti), amigo pessoal de d. Pedro II.
Enquanto a narração em off – na voz de Paulo Autran – guia os espectadores pelo jardim do atual Museu (simulando o trajeto de subida da serra), a iluminação cenográfica complementa a magia do espetáculo. De frente para a fachada do prédio, uma das principais surpresas do espetáculo: o palácio está iluminado e pronto para a festa, como há 150 anos. Inclusive, é possível ver, através das janelas, as silhuetas de d. Pedro II (Odilon Wagner foi o ator convidado para interpretar o personagem) e seus convidados. Estão todos lá: a família imperial e a corte brasileira.
Mas como a viagem apenas começou, o Som e Luz Petrópolis prepara outra surpresa: uma cortina d'água – posicionada estrategicamente no lado oposto à fachada do palácio – torna-se a tela em que são projetadas cenas do filme que complementa o show. Será possível acompanhar a fofoca das convidadas sobre a dança da princesa Isabel com André Rebouças, um negro que frequentava os salões da família imperial.
O espetáculo ainda reserva espaço para contar sobre a Guerra do Paraguai, a assinatura da Lei Áurea e termina com a chegada da República. Em 45 minutos, a noite de Petrópolis é iluminada pelos efeitos especiais que permitem oferecer uma das mais inesquecíveis e emocionantes aulas de história brasileira.”.

Ainda tivemos o privilégio de conhecer pessoalmente Isabela, Diretora de Eventos do Museu, que havia reservado nossos ingressos, já que a procura é muito grande. Ela nos prometeu que vira conhecer Belisário. Vamos torcer. Principalmente aqueles que costumam ir a Petrópolis fazer compras, não deixem de assistir a ambos os eventos.

As fotos mostram a nossa "cara de pau" em aceitar convite para ler um poema no Sarau, nossa "intimidade" com os artistas ao final. A primeira é a simpática e competente Isabela, a quem já nos referimos anteriormente

Cléber Paradela

Comentários

  1. Estive em Petrópolis há alguns atrás e adorei esse museu! Praticamente fugi do grupo em que estava para conhecer sozinha o lugar! Excelente dica! Um passeio pela história!
    Tio Cleber, adorei o seu blog. Bom descobrir mais talentos seus, como este, o de escrever. E melhor ainda saber que desta forma podemos ficar ainda mais perto de vocês e das notícias de Belisário.
    Parabéns!
    Um beijão,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Genial, Cléber...
    Pensar que, enquanto vocês estavam neste "bem bom", eu estava ralando em Belisário. Mas um dia eu também vou aposentar e mudar pra Beli...
    Ahhh, em tempo, vocês merecem.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês