JUSTIÇA FOI FEITA

Uma pessoa que também faz parte desses 160 anos de história de Belisário é Joaquim Gomes da Silveira, que tem uma foto na galeria de vereadores de nosso distrito.

 
Joaquim nasceu em 19/03/1919, sendo filho do segundo casamento do Cel. Francisco Gomes Campos, figura forte integrante da história de Belisário, que dá nome à Praça da Matriz. 
Era técnico em Contabilidade e casou-se em Belisário com Maria Clementina. Joaquim foi comerciante de secos e molhados e produtor de café. Foi político, ligado à UDN.
Foi proprietário do primeiro prédio de Belisário, construído em 1930, o sobrado localizado ao lado da Matriz, defronte à casa de Odite.

No mesmo livro de D. Nina pode-se ler ter sido ele um atuante vereador tendo implantado aqui o sistema de água encanada, rede de esgoto, construção da ponte de concreto na saída para Rosário da Limeira.
Da filha Madalena soubemos ter sido dele a iniciativa de introdução da  luz elétrica em Belisário, mesmo precária. Também criou a linha de ônibus. Antes desse transporte, a sua caminhonete fazia esse serviço.
Para entretenimento da população Joaquim Gomes alugava  circo e parquinho  e também proporcionava tardes de tourada, etc.
Tendo ficado viúvo em 1980, casou-se com Beatriz Feijó. Joaquim Gomes faleceu em 18/11/1992. 
Na foto abaixo, Joaquim com a esposa Maria Clementina e os netos Francis e Everaldo. 

E qual o motivo do título dessa matéria? Faltava uma homenagem pública e esse benfeitor e agora ela foi feita, através do Vereador Lelei, homenageando-o com a colocação de seu nome na chamada "Rua do Campo". 
           A rua hoje está dotada de boas casas.

Sua família agradece ao vereador pelo reconhecimento e o local não poderia ser o mais apropriado, já que foi dele a iniciativa de criação da liga de futebol de Belisário e do Estrela de Ouro Futebol Clube.





Comentários

  1. Que boa notícia ! Uma rua nomeada por tão importante nome. Se mais nada tivesse feito para Belisário, só a instalação da primeira luz elétrica luz elétrica, em parceria com o cunhado João Braga, já justificaria a nomeação de uma rua central de Belisário.
    Parabéns e um abraço a sua filha Madalena que aí vive, herdeira de tão importante pessoa.

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a todo os envolvidos na homenagem.
    Relembrar a história é viver novamente.
    Parabéns ao Cléber pela reportagem e por participar da comunicação dos fatos relevantes de Belizario!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fala acima pertence a mim Francys Gomes, neto do Joaquim Gomes

      Excluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês