CONCURSO CURRALEIRO LEITEIRO EM BELISÁRIO

Publicamos, recentemente, a programação do 5º Concurso Leiteiro Curraleiro, promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER. Começou dia 13 no Bom Jardim do Pontão e vai terminar dia 22 em São Fernando. Uma equipe técnica desses órgãos faz 3 retiradas de leite na propriedade de 13 produtores leiteiros, fazendo a pesagem do leite retirado. Isso é feito em duas categorias: "produtor", de maior porte e "produtor familiar". O vencedor nessa segunda categoria recebe prêmio.
Nessa quinta fomos na Fazenda Boa Vista do Itajuru, dos amigos Aloísio Rogério/Todinha.
Opa! Dr. Edson Curi tem história em sua passagem pela região como coordenador da EMATER.
Fomos no mesmo carro com Zé Maria Muniz e Marcus Campos.
O prefeito José Maria, de Rosário da Limeira, estava presente. A relação entre essa turma de produtores não se prende às fronteiras. Eles buscam o desenvolvimento regional, com aperfeiçoamento da produção.
Aloísio trabalha observando normas técnicas.
Tomando uma aula de administração de uma prefeitura com o amigo José Maria. 
Esses produtores eu apresentei em outubro de 2021 num restaurante na Barra, em Muriaé.
Através dessa foto, numa cerimônia de premiação desse mesmo concurso, quando comentei isso: " Não são elas patricinhas na fazenda. As filhas e a esposa participam dos negócios."

A terceira ordenha está sendo feita.
Tudo mecanizado, com a diferença que o leite retirado não é jogado diretamente no tanque resfriado. Aqui está sendo colocado num balde, para ser pesado.
Tudo sob a fiscalização do netinho Lucca, que fez o pai trazê-lo do Rio para participar do evento. Tá com cara de ser o sucessor do avô Aloísio na gestão da fazenda. 
Pedrão é o fiel administrador da fazenda. Pensa num cara gente boa.
Um excelente público presente. O primo Marcus Campos produz gado de corte e café, no Córrego dos Gomes. 
Não poderia faltar o nosso Secretário de Agricultura Fernando Levati, um dos promotores do concurso. Com ele, o responsável pelo IMA-Instituto Mineiro de Agropecuária  na região, Dr. Jorge Henrique.
Novas gerações de produtores  precisam ser criadas.
Marco Polo, da Secretaria de Agricultura é o responsável pela pesagem e anotações do leite retirado no concurso.
Olha que coisa bonita!
De óculos, "Cláudio da Telemig" produtor de leite de Itamuri. Esse apelido se dá pelo fato de ter trabalhado muitos anos na empresa mineira e em 1994, no governo do Prefeito Carlos Fernando, implantou o DDD em Belisário. À esquerda da foto o Dr. Simeão, de quem Aloísio é fã de carteirinha. Ele é o veterinário de praticamente todos esses produtores de leite que participam desse concurso e a sua técnica faz aumentar a produção de todos.. 
A maior marca, da vaca "Gaúcha", de 36,74 kg  é desprezada. Tira-se a média das outras duas pesagens. Vai dar próximo de 30 kg. A novilha "Carisma" vai ficar com perto de 23 kg. 
Além de Marcus e Zé Maria, o meu amigo/irmão Haroldinho.
Um momento de agradecimentos.
Marco Polo e Fernando Levati se pronunciam. O Secretário faz referências a mais incentivos que a Prefeitura Municipal pretende oferecer para os produtores. Você verá um vídeo a seguir.
Aloísio destaca a boa integração entre os municípios de Muriaé e Rosário da Limeira, em se tratando de produção rural. Agradece aos seus empregados pelo empenho, sob o comando do gerente Pedro.
E também à sua fiel companheira Custódia, que organiza o evento sempre nessa fazenda. Ela recebe com muito carinho minhas visitas que querem ver vacas e uma fazenda bem organizada..
A SICOOB presente no evento. Eles oferecem crédito para os produtores. Também presente o vice-prefeito de Patrocínio do Muriaé.
Tinha um bom grupo de Belisário por lá.
Veja de onde vinha o cachorro quente e o arroz doce, além das bebidas.
Uma equipe nada deixava faltar.
Uma noite super agradável. Sempre falo que esse é o tipo de evento que mais me agrada por aqui.
Parabéns Aloísio/Todinha, por mais essa oportunidade que oferecem de divulgar a nossa região e passar boas referências para os produtores, na busca de formas mais eficazes de produção.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês