VOLTANDO Á NORMALIDADE: VAMOS AO TEATRO!

Descemos a Serra de Belisário às 15:40h desse sábado, pois deveríamos chegar às 16:30 h em Muriaé, na casa da amiga Nina. Mateus e Mirian me acompanharam.

Tudo cronometrado, pois tinha final do Campeonato Mineiro, Galo X Cruzeiro.

Só deu para ver o primeiro tempo e com o Galo vencendo por 1 x 0, saímos para o Teatro Municipal  Belmira Vilas Boas.
Gilca nos recebe na porta e Luciana, agitadora cultural em Boa Família entra também na foto.
Tudo muito bonito. Vamos participar de uma apresentação especial da peça "Morada", que marcará a reabertura desse teatro, após passar por profundas reformas.
Tudo cronometrado. Fomos os primeiros a chegar, para que eu pudesse me ligar na Itatiaia, para ouvir a final do campeonato mineiro. Aqui eu ouvi  mais dois gols do Galo. TRICAMPEÃO!!!
Marcos Fonseca é o diretor da companhia de teatro, de S. João Del Rei, que criou e vai apresentar a peça. Dr. Antônio Francisco já é conhecido de todos.
O Deputado Bráulio Braz veio nos cumprimentar.
E também o prefeito José Braz, com o Vereador Reginaldo Roriz. O prefeito falou comigo sobre o abaixo assinado que a comunidade lhe encaminhou, pedindo informação sobre a continuidade do asfaltamento da estrada Itamuri-Belisário. Pediu-me que comunicasse aos belisarienses que seremos surpreendidos com a solução que a prefeitura dará para essa pavimentação. Pela agitação do momento não deu tempo para falarmos mais sobre o assunto
Com a sua memória de elefante, D. Nina fala com o prefeito sobre contatos que ela teve com a senhora sua mãe, com 104 anos à época. Os dois são grandes amigos.
Opa! vai ser aberta a cerimônia.
Alexandre e Tais de Jesus, que representa o "Dionísia Urbana Cia. Teatral", fazem a memorável abertura da noite. .
Gilca Napier, Diretora Geral da FUNDARTE faz um relato das obras realizadas e da sua alegria por estar entregando à comunidade Muriaeense esse espaço. Agradece o apoio recebido por parte do prefeito e das diversas secretarias municipais, bem como operários da obra.
Gilca informa ainda que um edital de chamamento está postado no site da FUNDARTE, disponibilizando esse espaço para produtores e artistas das artes cênicas, para a sua ocupação gratuita, permitindo aos produtores a cobrança de ingresso para as suas produções.
"Ocupa Belmira" será o nome desse projeto, que também englobará outros espaços culturais da prefeitura.
O Deputado Bráulio Braz também se pronuncia e garante à FUNDARTE uma verba de 600 mil reais fruto de emenda parlamentar de 300 mil, de sua autoria e outros 300 mil de autoria do Deputado Wilson Batista, para aplicação nas obras de infraestrutura no "Parque Municipal do Itajuru", com construção de pórtico, sanitários... tudo levantado e orçado por técnicos da FUNDARTE.
O prefeito José Braz foi bem contundente. Falou das dificuldades que vêm enfrentando, pelo endividamento do município e da sua alegria em poder recuperar esse espaço por ele recebido, ao assumir, completamente destruído por mofos decorrente de muitas goteiras e vazamentos no telhado.
Quase lotado mas tem plateia também sentada no palco.
Eu também subi para lá.
"Morada, espetáculo gerido por entre as serras de São João Del Rei volta ao teatro para encontrar você e, ao sabor de um cafezinho com bolo, dividirmos o que tem sido de nós.
Outras histórias poderão surgir deste ato de partilha, uma vez que o teatro é a própria reinvenção." 

"Morada trata-se de uma investigação sobre as relações familiares, a partir do jogo dos atores partilhando de (in)cômodos inexoráveis a toda e qualquer possibilidade de composição familiar. A dramaturgia fragmentada constitui uma delicada paisagem humana, inserindo personagens no cerne de um espaço-quadrado-cômodo, por meio de diferentes graus de parentesco, o confronto entre seus afetos e aprisionamentos."

Em se tratando de Minas Gerais, de fato, um "cafezim" sempre encerra uma visita a uma família, por mais desestruturada que essa seja.
Aí o público que assistiu do palco, é convidado a participar.
E alguns do auditório também subiram, encerrando a apresentação. 
Opa! Não vamos sair sem uma foto com Fernando Paixão. Agora já troquei de roupa e vesti o manto sagrado do Campeão Mineiro 2022.
De lá tínhamos reserva de uma mesa aqui.
Erasto Belinato, nosso amigo pessoal, é um grande gastrônomo formado na Itália e, de vez em quando, vem para Belisário para refrescar a cabeça.  A pressão sobre um chef num restaurante não é mole.
Eram apenas 22:30h e achamos muito cedo para 3 jovens e um adolescente subirem a serra. Fomos para a Kombeerlisário. Que chato! Estava fechada. Fomos obrigados e ir para a cama mesmo. Às 23:30h já estávamos em Belisário.













Comentários

  1. Foi uma noite de sábado memorável, em Muriaé, como tem sido muitos outros programas feitos pelo casal Mirian e Cléber Paradela a que tenho a honra de ser incluída. Sua gentileza dessa vez trouxe também esse doce de amigo, o Mateus de Belisário. Um farmacêutico formado na UNIFAMINAS, de Muriaé, belisariense, que todo mundo adora, tem vontade de " carregar no colo e levar pra casa" ... E já fazia tempo que não nos encontrávamos, não é Mateus? E a pizza de camarão , depois do teatro, naquele restaurante, estava mesmo muito saborosa, melhor ainda que a de bacalhau !

    ResponderExcluir
  2. FOI MESMO UMA TARDE E NOITE DE SÁBADO BELEZA !
    Um programa que começou aqui em casa, com a companhia também do queridíssimo Mateus, de Beisário, teve a peça de teatro, encontro também com vários amigos e, para fechar douradamente, fomos jantar no Castelo deliciosas pizzas de camarão e de bacalhau. Chuva pouquinha e temperatura muito amena !

    ResponderExcluir
  3. Foi um programa pra lá de especial. Agradeço imensamente ao casal amigo Cleber e Mirian por me proporcionar um sábado diferente. E a amiga Nina, foi um enorme prazer reencontra-la com essa energia e vitalidade como sempre. É muito bom "prosear" com a senhora.. o assunto se deixar vai a noite a dentro. Há tempos que não nos víamos e batíamos um papo tão saudável. Valeu muito a pena! O teatro foi super divertido e o final da noite não poderia ter sido melhor, com pizzas de bacalhau e camarão. Que eventos assim aconteçam com mais frequência e não esqueçam do combinado Cleber, Miriam e Nina: na próxima quem pagará a conta hem!? Vocês são demais, obrigado mais uma vez pela essa excelente Cia.. Que venha o próximo viu?! Um abraço fraternal aos três. Até mais...

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha ver a reabertura do Teatro.
    A cultura está voltando.
    Como diria o poeta , Arnaldo Antunes:
    " a gente não quer só comida.
    A gente quer comida, diversão e arte. "
    Cibele Paradela
    Rio de Janeiro

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês