DIA INTERNACIONAL DA MULHER: UMA PROGRAMAÇÃO INTENSA EM MURIAÉ

Às 9 horas viajamos para JF onde Mirian e eu tínhamos consulta médica e não sabíamos se conseguiríamos voltar a tempo de participar. Pois chegamos lá às 12, almoçamos no Independência Shopping, fizemos as tais consultas e...

... às 18 horas já estávamos aqui, no Conjunto Arquitetônico da Av. Eudóxia Canêdo, para assistirmos a entrega do Troféu Mulheres Essenciais, uma homenagem à todas aquelas que fazem diferença na cidade de Muriaé, sendo isso parte de uma programação que a Prefeitura realizou durante toda a tarde dessa terça, 8 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tendo iniciado na Praça João Pinheiro, com música ao vivo, exposição de tendas temáticas e realizações de palestras. 
Já na entrada topamos com Gilca, Diretora Geral da FUNDARTE e seu assessor, o nosso querido Fernando Paixão.
E entre as homenageadas Nina Campos, muito justo por sinal. 
O amigo Dr. Antônio Francisco, na foto comigo e me apresentou Luciana. Ela é agitadora cultural do Distrito de Boa Família, de onde saiu para morar por 30 anos em Petrópolis, tendo retornado à sua terra há 2 anos e lá a sua família Badicha tem um atelier.
Luciana e  Clara constituíram lá a Associação Cultural Caminhos por Boa Família. Vamos conhecer melhor esse povo.
Alexandre e Zezé, vão dar início à programação.
Ficou bonita a rua .
Gilca fez o acolhimento e agradecimentos...
O Vice-Prefeito Marcos Guarino fez a saudação em nome da administração municipal, dando destaque a expressões femininas internacionais como Ângela Merkel que, segundo ele, está fazendo muita falta nesse momento de necessidade de boa interlocução entre a Europa e Rússia. Também Zilda Arns, médica católica fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, a líder política argentina Cristina Kirchner a pesquisadora paulista, Dra. Elisa, responsável pelo sequenciamento do genoma da Covid 19, as escritoras Raquel de Queiroz, e a ucraniana Clarisse Lispector, dentre outras.
E vamos às homenageadas...
Dr. Marcos faz entrega do troféu a Nilce Soares, que prestou relevantes serviços como servidora da prefeitura, por muitos anos, em especial na busca da melhoria da saúde dos muriaeenses. 
Nina Campos dispensa comentários. Como Oficial de Chancelaria do Itamarati rodou o mundo e veio promover profundas transformações no distrito de Belisário, fundado pelo seu bisavô Belisário Alves Pereira.
Um de seus legados foi a constituição do GAB-Grupo de Artesãos de Belisário, tendo doado para a comunidade a sua sede.
Recebeu a placa através da Procuradora Chefe do Município, Daniela Braz.
O Secretário de Governo Paulo Sérgio Amaral fez a entrega do troféu a Zislene Paula Magalhães, que foi funcionária da Caixa Econômica e se destaca pela sua atuação junto à comunidade, através da Matriz de São Paulo, em pastorais, trabalhos com casais, catequese, etc.
A simpática Célia Leôncio é moradora do Bairro S. Terezinha, desde a época em que este sequer tinha água encanada, sendo a sua casa a primeira a receber o encanamento e ela passava água para quem não tinha. A partir daí passou a ser o elo de ligação entre a prefeitura e a sua comunidade. 
Eveline Amaral lhe entregou o troféu.
Margarida Rodrigues Vargas é psicanalista e fundadora do Grupo Di Vida, que apoia pacientes com câncer e seus familiares. No perfil por ela criado @quersaber psicologia são postados vídeos de orientação aos pais, como auxílio na educação de crianças e adolescentes. Gilca Napier lhe entregou o troféu, também por ser uma das fundadores do Grupo Di Vida.
Maria Leonor Machado, já não mais entre nós, trabalhou por 31 anos na Prefeitura de Muriaé. Recebeu a homenagem pelo seu trabalho de muita dedicação durante esse período, principalmente buscando dar dignidade aos idosos.
A Diretora Geral do DEMSUR, Maria Consolação, fez a entrega do troféu ao seu filho Marco Aurélio. 
A engenheira Elluar Carvalho Vasconcelos foi homenageada pelo seu trabalho já há 7 anos na Secretaria de Obras, tendo recebido o troféu das mãos do Secretário Adjunto de Agricultura, Fernando Levate.
Maria Alice Catapreta atuou na área de educação, como professora em diversas escolas públicas e privadas e em cursos superiores.
A Secretária de Educação Maria Amélia Xaia lhe entregou o troféu.
Dolores Maria Montezano foi homenageada pelo seu belo trabalho social através do Rotary, por 12 anos e por doações através de sua confecção Fruto Proibido a pacientes da Fundação Cristiano Varella
Swelen Gusman representa o grupo de mulheres ME LOCALIZA, que tem como objetivo mostrar as belezas das matas, inclusive aqui na Serra do Brigadeiro, fazendo trilhas pela região. Opa! Essa turma nos interessa.
Wânia Muhad, Chefe do Setor de Turismo da FUNDARTE lhe entregou o troféu.
Shirley Mello é extraordinária, na agitação cultural  do Bairro Santa Terezinha, organizando grupos folclóricos, marcando quadrilhas e muitos outros agitos culturais e sociais naquele bairro.
Fernando Paixão, Assessor da Direção Geral da FUNDARTE, fez a entrega do troféu.
Fefe Martinez é atriz, fotógrafa e coordena o Projeto Africanize. Através de seu trabalho e nas redes sociais luta pelo empoderamento da mulher negra. 
Evandro, chefe do Setor de Juventude da FUNDARTE lhe entregou o troféu.
Duane Cristina Vicente recebeu de Gilca Napier o troféu, pelo seu trabalho voluntário junto a moradores de rua, crianças e necessitados em geral, doando cestas básicas e móveis.
Sandra Carla preside a Associação dos Surdos de Muriaé e é instrutora do Curso de Libras. Carlos Henrique, Coordenador do Centro de Treinamento Profissional fez a entrega de seu troféu.
Kerma Marinho destacou pelo seu trabalho durante 28 anos na Caixa Econômica Federal, onde se aposentou como gerente geral. Recebeu o troféu do Secretário Municipal da Fazenda, Francisco de Assis.
Demos uma passada nessa sala que fez aqui uma pequena mostra do acervo do Centro de Artesanato Antônio Moreira.
O centro, recentemente inaugurado, fica na Praça João Pinheiro 
Dá para identificar várias produções do Atelier Artes de Minas, aqui de Belisário.

Também uma exposição da artista Cristina Bicalho.
Um destaque para as mulheres do ME LOCALIZA, que já estiveram em Belisário. Queremos tê-las sempre por aqui. Estamos costurando esse convite, com direito a mordomias.
Boas conversas, muitos contatos e fomos deixar a amiga Nina em casa.
Subimos a serra e por volta das 22 horas estávamos em Belisário. Tivemos uma noite muito agradável. 
Parabéns à FUNDARTE e Secretaria de Desenvolvimento Social pelos eventos que promoveram. 

Comentários

  1. Foi uma noite de Homenagens pelo Dia Internacional da Mulher, 08 de Março de 2022, muito agradável, com vários eventos organizados pela Prefeitura de Muriaé, com participação também de várias firmas locais e a colaboração de d. Eudoxia Canedo como bem disse Gilka Napier, diretora da FUNDARTE. Agradeço de coração o convite . Adorei participar, inclusive representando o meu querido Belisário, distrito de Muriaé, . junto com o casal Cléber e Mirian, que ainda chegaram a tempo de Juiz de Fora e fizeram o relato acima com grande maestria..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês