O NÚMERO UM

Para falar sobre isso fui até o Museu Tic-Tac, no GAB. Mas, antes aproveito para mostrar mais um pedaço do balé. Isso foi no sábado à tarde, na primeira aula após o retorno, agora das mocinhas. As crianças tiveram a primeira aula na terça.

Muito tempo paradas, têm de esticar os músculos das pernas. Algumas estão retomando, como Tamires e Lana e outras estão iniciando nessa arte.

A professora Elaine, deitada no centro, certamente continua em forma.
Suspeito para falar, sou apaixonado por esse projeto, coordenado pela presidente do GAB Dayse Anne, pelo o que representa na vida dessas meninas. A prefeitura, através da FUNDARTE, estará conosco em 2021 nos projetos culturais do GAB.

No centro, Lorrayne França, de 10 anos, que acaba de vir de SP para morar em Beli. Ela é sobrinha do artista plástico e arquiteto Rildo, especialista em escultura.
Agora vamos caminhar para o assunto que deu nome à manchete. Entramos no Museu Tic-Tac e estamos com visitas. Essa turma é de Muriaé. São eles Maria Lucineia, Clovis Agostini, Juliana e Carmem Silvana. Alguns deles, como Clovis, já conheciam Beli e outros vieram pela primeira vez.
 
E nessa mesa vamos mostrar um documento histórico, de muita importância para o nosso distrito. Quando criou o museu, D. Nina destacou o importante feito do Coronel Francisco Gomes Campos, que a curadora do TIC-TAC Mirian Paradela faz questão de destacar ser o seu bisavô, qual seja, o de implantar aqui o Cartório de Registro e Títulos, cujo primeiro tabelião foi Roldão Pimentel.
Essa mesa, foi a original dessa implantação e mostra alguns instrumentos de trabalho de um tabelião, à época.
E aí está o que queremos destacar.
Essa certidão de nascimento...
... é a de número 001, assentada no livro 001, ou seja, é o registro da primeira criança em Belisário: o menino Dárcio Calais, nascido em 27 de março de 1948.
E onde está hoje essa criança? Ela saiu de Belisário para estudar, depois foi para a capital BH, mas Belisário nunca saiu dele. Sempre falamos pelo zap, acompanha tudo pelo blog e sempre responde sim às campanhas em prol de alguém daqui da terrinha.

Sobre ele, fala a sua irmã Sueli Calais, jornalista e diretora do Jornal MG Turismo.

Dárcio é o segundo dos 5 filhos de Miguel Calais e Maria Amélia Meireles Calais.

Fez em Viçosa o Curso Agrotécnico e após, cursou Engenharia Florestal, na Universidade Federal de Viçosa. Logo que formado foi convidado para Curso de Extensão na Purdue University , nos Estados Unidos.

Voltando ao Brasil foi Diretor do Instituto Estadual de Florestas no Governo Rondon Pacheco, ingressando depois na Cia.Vale do Rio Doce, onde permaneceu até se aposentar.

Atualmente é consultor no Sindifer - Sindicato da Indústria do Ferro no Estado de Minas Gerais.

Tem um filho formado em Relações Internacionais, Gustavo de Oliveira Calais, que trabalha numa multinacional.

Isso tudo é o querido amigo, Dr. Dárcio Calais, o número um.




Comentários

  1. Puxa vida! Estou me sentindo importante por ter "inaugurado" o Distrito e também muito lisonjeado pela especial homenagem do Museu Tic Tac. Como bem disse o amigo Cléber, emocionalmente nunca saí de Belisário. E afirmo também que em meus 51 anos de vida profissional, jamais me esqueci dos princípios morais, éticos e cristãos que aprendi na minha feliz infância em Belisário.

    Dárcio Calais - BH

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês