CONCILIAÇÃO: COM A PALAVRA A DRA LARISSA

CONCILIAR PARA RESOLVER

Diante da atual realidade que a pandemia de Covid-19 nos trouxe, conciliar tem se mostrado uma opção para solução de demandas que antes estavam sujeitas à apreciação do poder judiciário.

Em virtude da pandemia o funcionamento dos tribunais ficaram, por diversos meses, restritos, com as portas dos fóruns literalmente fechadas, os quais retornaram recentemente e já voltarão a fechar novamente no próximo dia 18 de dezembro, por motivo do recesso forense que ocorre anualmente, com suspensão de todos os prazos até a data de 20 de janeiro do ano 2021.

Mesmo estando de portas fechadas, o serviço judiciário não parou. Os servidores passaram a trabalhar em casa, de forma remota, o que muito agilizou o andamento dos processos eletrônicos. Contudo, os processos que ainda são físicos ficaram parados.

A notícia que temos é a de que o judiciário foi sujeito a grande evolução tecnológica, o que era previsto para os próximos anos, foi efetivado em 4 meses, com objetivo de ofertar segurança aos usuários do serviço, que tiveram que se adequar a rotina on line, inclusive com audiências virtuais pelo sistema denominado CiscoWebex, que por vezes funciona muito bem, e por vezes não conseguimos acessar....

Este novo modo de judicializar nos trouxe uma nova “velha” lição: em grande parte, um acordo acaba sendo melhor que uma demanda!

Dizemos isso especialmente em virtude da nova sistemática virtual, onde, ainda que não pareça atrativo o acordo, ele é uma forma rápida de solução do impasse, vez que em tempos de pandemia atrelado ao recesso forense, o tempo pode ser um grande inimigo. 

Essa é nossa reflexão da semana!

Consulte seu advogado, apresente a questão, e antes de judicializar reflita pela possibilidade do acordo.

Grande abraço a todos!!

Dra Larissa Cerqueira é belisariense, e colaboradora desse blog, sempre às segundas-feiras.  Contatos: 32 99304 4225

A propósito, gostaria de deixar registrado um agradecimento ao Gustavo e ao Custodinho. É que meu filho José tinha um sonho de subir em um trator grande e nesse sábado, quando passávamos pela estrada, vi vários belisarienses fazendo aula prática de trator, em curso do SENAR. Pedi para colocarem meu filho na máquina e prontamente fizeram. José ficou radiante de felicidade.




Comentários

  1. Quanta informação boa, dra. Larissa ! Boas e muito oportunas, como o sistema de audiências virtuais.
    Sobre as vantagens do acordo, estudamos muito isso em diplomacia e há muitos aspectos a considerar e aguardar também como na justiça. E parabéns ao José que subiu no trator grande !

    ResponderExcluir
  2. Foi um prazer muito grande é o melhor de tudo e poder vêr no olhar da criança momento mágico de alegria, foi muito bom para todos nós alunos do curso da reta escavadeira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Cleber pela iniciativa e obrigado Dra. Larissa pelas informações

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês