NAVEGAR É PRECISO

Essa matéria tem endereço certo. Vai para os 37 integrantes do grupo de zap NAVEGAR É PRECISO, de ex-empregados da COMAB- Transporte Marítimo da Bahia, empresa criada quando da privatização do Sistema Ferry Boat, para substituir uma companhia do estado que o operava e que nos levou para Salvador, para integrar o seu quadro de dirigentes, sob o comando do nosso Diretor Geral Luiz Carlos Goulart, amigo irmão. Foi um grande privilégio ter participado dessa empresa e lá formamos como que uma grande família, que permanece unida, em parte, através desse grupo.
Mas essa turma está hoje de luto. Quem viu o Jornal Hoje, e certamente repetirá à noite no Jornal Nacional, acompanhou o afundamento proposital do Ferry Boat Agenor Gordilho, para compor, juntamente com um rebocador também afundado, o I parque de mergulho marítimo em área urbana no Brasil.
Essa embarcação era por todos chamada de "dose dupla" pois transportava carros em 2 convés, e assim levava 90 a 95 veículos e embarcava 600 passageiros, além dos que entravam dentro dos carros.
Era um grande alívio quando ele atracava no terminal, para nós que fazíamos a operação e para os usuários.
Muita tristeza nos comentários hoje no grupo, vendo esses operários trabalhando na operação de afundamento. Nesse convés superior os carros eram estacionados, quando completava a carga do convés inferior. Ao contrário das outras embarcações, essa não transportava ônibus nem caminhões.
Num vídeo postado um idiota, que não do grupo, é claro, gritava: Vá Agenor! Vá e não volte mais! Ernesto, chefe da segurança da COMAB se "retou" no comentário: "E o cara festejando o afundamento de um patrimônio histórico. Brincadeira."
O Comandante José Mário também lamentou ver um ferry por ele outrora comandado acabar assim. "Nos deixa muitas saudades", comentou ele.
Outro comentário: "Acabaram com Gal Costa, Ipuaçu, Mont Serrat , Maragogipe e agora Agenor Gordilho, que foi o primeiro ferry do sistema ferry boat. 😰

Em breve o segundo 'dose dupla" Juracy Magalhães também será afundado. Pelo menos será para um fim proveitoso, alavancando ainda mais o turismo de Salvador. O navio ficará a 35 metros de profundidade e a 1 km da costa.
Vamos em frente, amigos baianos! Estamos juntos afinal, navegar é preciso e viver também é preciso.

Comentários

  1. Concordo com vc que assistir a isso é uma experiência quase de dor! Triste.

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  2. Lamentável ver o afundamento do nosso primeiro ferry boat e o sucateamento da frota

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  3. Essa matéria me fez lembrar uma visita que fiz ao Museu do Mar, em São Francisco do Sul, estado de Santa Catarina. Vi nesse imenso museu réplicas de embarcações historicamente famosas, como Sta. Maria, Pinta e Nina. Aberto ao público em 1993, esse museu apresenta diversidade de 91 tipos de embarcações em tamanho natural e valiosa biblioteca sobre o patrimônio naval mundial e brasileiro. O museu está montado em amplos galpões onde atracavam os navios e o acervo está dividido em 18 Temas. Meu Deus ! O estado da Bahia, com a importância histórica e cultural que tem no panorama brasileiro, desde o descobrimento do seu Monte Pascal por Pedro Álvares Cabral, sepulta assim exemplares valiosos de nossa História? Onde está nossa gloriosa Marinha, a mesma que fez e é responsável pelo maravilhoso e espetacular Museu do Mar em Santa Catarina ?

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