SE VOCÊ VIVEU NESSA ÉPOCA, MANTENHA-SE EM ABSOLUTO ISOLAMENTO

Eu peguei no Google esse pensamento A vida só pode ser compreendida olhando-se para trás; mas só pode ser vivida olhando-se para a frente”. (Kierkegaard). 
Como gosto muito de história, recebi do amigo João Vargas, museólogo e historiador da FUNDARTE, o seguinte zap:
Oi Cléber, tudo bem aí? Olha que interessante o que achei fazendo minhas pesquisas aqui! Três impressos, sendo o primeiro, do comerciante Avelino Martins de C., de Santo Antônio do Belizario, na década de 20.
Esse de José Alves Vieira Filho...
E esse da venda A Mascote, que vendia "variado sortimento de fazendas, armarinho, roupas calçados, chapéos, louças, ferragens, mantimentos e molhados".
Gostei muito e lhe pedi mais. Vargas aprofundou a sua pesquisa e me respondeu: 
Esta semana eu continuei a minha pesquisa aqui no Memorial Municipal, na nossa coleção de panfletos, rótulos, folhinhas, enfim, uma coleção muito grande de impressos feitos no início do Século XX (todos entre 1909 e 1933), na antiga Gráfica Hastenreiter. Alguns destes impressos foram feitos pro comércio aí do nosso querido distrito de Belisário. Resolvi fotografar e te enviar para que você possa usar no EM BELISÁRIO. Quem sabe alguém identifica um antepassado nos donos destes estabelecimentos. Esta Gráfica Hastenreiter funcionou aqui em Muriaé de 1909, até por volta de 1990, e foi responsável pela maioria dos impressos na primeira metade do Século XX, inclusive imprimindo muitos jornais da época. Faça bom proveito deste material raro.
Veja quem é o proprietário do "Triunpho da Barateza"! É o Luiz Ferolla, presença marcante na história de Belisário.
Esse é o João Carlos Vargas, e essa foto eu catei do site da Rádio Muriaé.
Eu estive ai mais de uma vez. É um espaço muito interessante.
Em um dos dias, em 2013, Liliana, licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, estava recebendo um grupo de estudantes da Escola Estadual João Alves Bitencourt Sobrinhodo Distrito de Bom Jesus da Cachoeira.
Galeria de fotos de todos os ex-prefeitos de Muriaé. Dr. Aloísio entrou depois nessa sequência.
E lá é contada toda a história de nossa cidade.
E ele nos fez essa ameaça: Quando essa pandemia passar espero poder ir aí matar as saudades de vocês e de Belisário
Abração! João Carlos.
Vai ser muito bem recebido, com certeza.

Você tem fotos antigas do comércio de Belisário? Mande para nós, para ficar no Centro de Memória do município (32 99967 5567). Senti falta da loja A Americana. Vamos ver se lá de Ubá alguém se pronuncia.

Comentários

  1. Show! Precisamos resgatar tudo que pudermos de nossa história. Quem se esquece de onde veio não sabe pra onde vai.

    ResponderExcluir
  2. Com a tecnologia de cópias digitais por Scanners esses impressos (agora documentos) poderiam ser reproduzidos e integrados ao Museu Tic-Tac do GAB.

    ResponderExcluir
  3. Algumas fotos já estão no Museu Tic-Tac, de Belisário, como por ex. "A Casa do Queima", de Juquinha do Valle, da déc. de l920. Sobre o Chiquinho Vieira, conheci-o em Muriaé, era muito amigo e creio que também sócio, do Juquinha Sigiliano. Saberemos isso, quando estivermos com Evaldo e o dr.José. Há fotos ai no Museu Tic-Tac também do Casa Americana e o original do Almanaque de 1914, dos sócios Luciano Alves Pereira (irmão de minha avó Maria Angélica} e Nhozinho Tostes.

    ResponderExcluir
  4. Fantásticos esses documentos do comércio em Belisário. Vou ver se consigo reproduzi-los conforme sugestão do José Muniz. Conheci muito o Sr. Chiquinho Vieira, próspero comerciante em Muriaé, no finalzinho dos anos 50. Morava numa luxuosa casa na Rua Barão do Monte Alto, subida do morro, em frente ao Colégio Sta. Marcelina. Na garagem dessa luxuosa casa via-se um luxuosíssimo Buick cinza, 4 portas, um símbolo de status da época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês