QUEM DIRIA, EMBELISARIOMG COMEMORA 10 ANOS

Eu tinha muitos planos para comemorar esta data, inclusive com o sorteio de um carro zero para os que vêm nos acompanhando durante essa década.
Mas a pandemia atrapalhou tudo. Nem fizemos referência ao dia 5 de julho, exatamente a data em que publicamos a primeira matéria.
O blog já existia e era propriedade do amigo e vizinho Alexon, que estava com dificuldades em continuar com ele. Sem saber se daria certo, aceitei o desafio.
A primeira matéria, com fotos ainda pequenas, por falta de experiência, foi sobre o nosso cartão postal, o Pico do Itajuru.
No dia 6 de julho saiu a segunda matéria, o registro da visita do Dr. Flávio Calais em nossa casa. Um ilustre belisariense que retorna à terra, sempre merece registro.
No dia 13 publicamos uma matéria sobre o café que é retirado do cocô do jacu. Isso mesmo, a ave come o grão maduro e este é catado em suas fezes. O nosso comentário foi:
Trata-se do café ultra especial cuja semente foi anteriormente ingerida pelo pássaro jacu, a princípio um grande inimigo do produtor já que ataca a lavoura podendo comer até 10% dela e escolhe como comida os melhores bagos. Há um detalhe: depois de processado o quilo pode ser vendido por mais de R$ 200,00. Os sucos gástricos dão o sabor especial à bebida.
Uma grande programação estava por vir e Dra Heloísa Helena, uma das maiores museólogas da América Latina, consultora da UNESCO para preservação do patrimônio histórico, veio fazer a abertura do evento. 
Ela e o marido Marco Costa, são dois patrimônios afetivos que adquirimos em Salvador e fui seu diretor adjunto no Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.
No dia 18 fizemos a cobertura da cavalgada e Festa do Produtor Rural de Pedra Alta.
E este foi o grande evento do mês promovido em Belisário. Na verdade, do ano 2010. A NOITE DE CALDOS, VINHOS & QUEIJOS EM BELISÁRIO, aconteceu em 24 de julho, e foi um baita desafio de nossa turma, juntamente com a FUNDARTE.
A exposição ÁFRICA MULHER, da artista plástica Glauci Clementi, de São Domingos, impressionou a todos.
A apresentação no teclado de chorinhos e MPB pela Professora Rachel Clemente, de Volta Redonda, agradou em cheio. Da mesma forma a presença da violinista Sara e do pianista Rúbio Marçal foi brilhante. Muita emoção dos tios, avós e amigos de Belisário ver de volta “Sarinha”, hoje uma artista reconhecida nas “Alterosas”.
A noite cultural também foi enriquecida com poesias da poetisa carioca Gladis.
O evento foi sucesso absoluto e superou todas as expectativas, contando com a presença de 250 pessoas vindas de Muriaé e cidades diversas, além de muitos moradores de Belisário.
A ornamentação teve luzes de velas, tudo com requinte e bom gosto, nas cores preto e branco, combinando com as toalhas e uniformes da equipe. A foto está péssima.
Essas mocinhas e rapazinhos brilharam no serviço de atendimento ao público. Não sei por que Mateus não saiu nessa foto. Ele foi sommelier, orientando no serviço de vinhos nas mesas. Ao todo foram 25 voluntários trabalhando no evento.
Pela absoluta falta de experiência, a cobertura fotográfica foi péssima. Sequer a equipe foi toda ela fotografada com seus aventais e bandanas estilizadas.
O menu incluía tábuas com queijos diversos de alto nível, frios e frutas, além de gostosos e variados caldos. De sobremesa, doces típicos da região
A exposição ÁFRICA MULHER, da artista plástica Glauci Clemente, de São Domingos, impressionou a todos. Ela é brilhante e amiga muito querida.
Tivemos uma belíssima apresentação no teclado, de chorinhos e MPB, pela Professora Rachel Clemente, de Volta Redonda. Também maravilhosa a apresentação da violinista Sara, filha da artista plástica Mirtes, gente de Belisário. Ela foi acompanhada pelo pianista Rúbio Marçal. Sara é hoje uma renomada violinista lá nas alterosas e participa da Orquestra Sinfônica de Ouro Preto.
A noite cultural também foi enriquecida com poesias da poetisa carioca Gladis.
E assim foi o primeiro mês do EMBELISARIOMG. Ao longo dos dez anos a gente veio dando uma melhorada. Prometo que comemoraremos com pomp and circumstance os 20 anos, se você chegar lá.
Veja um pouco de nossos números. Crescemos os acessos, agora caiu um pouco, depois que o face, por equívoco, ou má fé de alguém, nos bloqueou. Temos uma média de 1 mil acessos por dia e foram 6.270 matérias publicadas, atingindo 2.471.643 acessos, como se lê.
O nosso maior orgulho é o público seleto que conseguimos catalizar ao longo desses anos. Gente que ama Belisário, ama a cultura e fidelizaram acesso ao blog. Fico extremamente feliz quando ouço, de forma sistemática: "Sempre começo o meu dia lendo o seu blog". "Sei de tudo que acontece em Belisário através do embelisario". "Adoro viajar com você"...
Claro que divido tudo o que embelisario conseguiu com a minha parceira Mirian, sempre fotografando, opinando e revisando.
Tamujuntos!
Veja mais fotos do evento, não publicadas à época por absoluta inexperiência do blogueiro.
Silvan Alves e Aline presentes.
A filha Bia veio de SP e entrou no apoio. Veja que chique as tábuas de queijos!

Deixamos de registrar o público, Cleia e Zezé eu até tenho a foto, mas ficou muito ruim e seria um desrespeito publicar. Também presentes a Família Braz, o prefeito José Braz, o Deputador Bráulio Braz, e outros.

Comentários

  1. Parabéns Cleber pela sua iniciativa, continue nos informando que um prazer estarmos conectado com BELISARIO, Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Cleber!!! Muito emocionante sua empreitada!!! Sucesso!!! Este é o Brasil que queremos!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o registro histórico do blog. E começou com tudo! Que primeiro mês! Uma pena não termos agora o sorteio do carro...podia sortear a Hilux (kkkkkkkkkkkkkkk)

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cléber. Excelente trabalho que tem feito ajudando a comunidade com suas matérias e ajudando os que estão de longe a matar a saudade de nosso lugar.

    ResponderExcluir
  5. Esses quadros maravilhosos merecem viajar o mundo.

    Parabéns ao Blog pela bela trajetória. Espero estar presente na comemoração dos 20 anos, merece ser uma festa presencial em praça pública.

    Imagino que pela evolução tecnológica, naquela ocasião estaremos acessando em novos aparelhos que ainda nem conhecemos, uma virtualização quase presencial.

    ResponderExcluir
  6. Que retrospectiva fantástica! Quanta coisa bacana acontece em Belisário, lugar que eu amo! Adorei conhecer a história do Café do cocô do jacu, nunca tinha ouvido falar. Adoro esse blog!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Cleber! Adoro esse blog prá de longe ficar admirando a minha terra e matando saudades.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Sr.Cléber por esse trabalho espetacular de informação e maneira de levar nosso Querido BELISÁRIO aos inúmeros e saudosos conterrâneos espalhados pelo mundo,Eu como filho dessa terra agradeço e parabenizo por esse "trabalho" de valorização e visão de nosso distrito!!!
    Túlio Dias
    ��������������������������������������

    ResponderExcluir
  9. Realmente, Cléber e Mirian, muito foi dito nos comentários acima e mesmo assim sabemos que vocês dois são ainda muito mais. Efusivos cumprimentos a Vossas Excelências ! Parabéns Belisário !

    ResponderExcluir
  10. E isso ai cleber,o que faz a gente ser grande e nunca perder o futuro de vista, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Queridos Cleber e Mirian, vocês fizeram diferença mudando para Belisario, essa bela região das Gerais. E o Blog então!!! Agregou muita gente interessada nas noticias locais, uniu e fortaleceu laços de amizade,colocou Belisario na pauta do dia para varias regioes do Brasil e criou narrativas emocionais onde risos e lagrimas marcaram presenca. Parabens!!!

    ResponderExcluir
  12. Fortaleceu amizades, drsvelou a beleza dos locais e colocou Belizario no mundo todo pois temos amigos na Franca, em Portugal e na Italia que o veem tambem. Parabens por esse belo trabalho de marketing, de noticias e de afetos derramados. Deus os abencoe sempre com saude integral, alegria, paz e fé. Carinho de Helô

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês