MENTES QUE BRILHAM

Esse é o tipo de matéria que muito nos agrada fazer. Destacar jovens belisarienses que brilham no cenário acadêmico, mostrando que alguém pode sair da roça e até manter a roça consigo, mas apenas no jeito simples de ser, na confiança que passa às pessoas, mas com uma visão mais ampla de mundo. Esse é o caso Thalia Martins Paulino, 22 anos, natural da Fazenda Veigas, zona rural de Belisário. 
É filha de Antônio Paulino Neto e Maria da Consolação Martins Paulino. Sua extensa família, como todas as que têm origem na zona rural, teve muitas dificuldades, principalmente quanto às oportunidades de estudo para os filhos.
Para ela tudo começou na Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, escola onde ela destaca a qualificação e dedicação de seus profissionais, que sempre a incentivaram a ir mais longe.

Sempre presentes em sua vida, como ela destaca, os irmãos Lucas, Arnaldo, Júlia e Tassia, que nessa foto está se formando em Enfermagem.
Mais uma com a agora Enfermeira Tassia. 
     
Agora Lucas entra em cena.

Thalia concluiu o Ensino Médio em 2015, ano em que coincidiu com o início de uma batalha contra o câncer por parte de seu querido avô Antônio Paulino, que por sinal foi o maior incentivador para a escolha do curso que ela abraçou. Foi um intenso período de idas e vindas a hospitais, acompanhamento e substituição de medicamentos, exames do avô.
Ela reforça que foi fundamental a sua aproximação, nessa fase, com um ser humano debilitado e carente de atenção, que a despertou a atuar na área de saúde.
Nesse quadro sombrio Thalia viu a importância de um farmacêutico dentro de um hospital e mesmo fora dele, suprindo as necessidades das pessoas.
Antônio Paulino, mesmo em precário estado de saúde, nunca deixou de incentivá-la a manter os seus estudos. Mas com o seu estado emocional afetado, e falta de tempo, Thalia não logrou êxito na primeira tentativa de obter o ENEN, depois de aprovada no vestibular, mas não desistiu. A família deu força, ela foi para Muriaé, para trabalhar com a irmã Tassya, na sua loja de materiais de construção, no Bairro João XXIII, que por sinal vai muito bem, obrigado.
Num segundo momento, foi aprovada tanto da UFJF quanto na UNIFAMINAS, e também no ENEN. Optou por Muriaé, onde cursa hoje o oitavo período de Farmácia. 
Inscreveu-se no I Congresso de Ciências Farmacêuticas, da UFJF. O seu trabalho foi aprovado e Thalia o apresentou no último sábado. Teve como tema a avaliação de metabólitos secundários sobre as bactérias, a partir da planta caseira “macaé” e do extrato de própolis.
- Estou a cada dia mais apaixonada pelo curso, tendo excelentes profissionais com quem posso contar, que dão amplitude à área de atuação do farmacêutico na direção do bem estar do próximo. 
Nesse sentido agradeço a Deus, por me permitir atuar num curso que não é fácil. Também agradeço à minha família pelo apoio e incentivo, à minha admirável  coordenadora Micheline Luíza Souza Lopes e aos demais mestres que me acompanham ao longo do curso, falou ela comigo pela WhatsApp.
                                                                                          
Parabéns, Thalia! Siga em frente! Quando concluir o Doutorado quero outra entrevista.




Comentários

  1. É isso aí Thalia. Parabéns!
    Temos certeza que você vai ainda mais longe. Isso foi só o começo de uma fase.Você é prova viva de que quando queremos vencemos.
    Belizário está de parabéns por você e outros aqui não citados que sairam dessa pequena, simples e acolhedora Comunidade pra vencer na Cidade grande e destacarem academicamente.
    Estamos muito felizes por vocês.
    Parabéns!
    Marcia Cristiana

    ResponderExcluir
  2. EU. JÁ S A B I A.
    O sucesso estava estampado em você.
    Belizário deve está orgulhosa de você.
    Parabéns.
    Mauro.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Thalita!! Que venha conquistar os seus objetivos!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pode ter certeza sua trajetória será de sucesso����

    ResponderExcluir
  5. Tudo começa na família e pela vida a fora o que conquistamos tem sempre a marca daqueles que nos ajudaram a crescer. Isso nos faz mais felizes e corajosos. Parabéns, Thalia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês