UM DIA A GENTE CHEGA LÁ

Desde que aqui chegamos, há 10 anos,  temos ouvido o apelo para transformar Belisário num polo turístico. Muitas coisas já vinham acontecendo nesse sentido, e temos podido participar de outras. Inegavelmente tem havido evolução, mas há muito o que fazer. 
Temos hoje pousada digna para receber turistas, restaurante, casas de lanche, roteiros rurais guiados, inclusive com quadriciclos, produções rurais a serem visitadas ...
Pois para continuar essa discussão, recebemos ontem Flávio e Evandro, Guias de Turismo, que atendem demandas na área de Arapongas, do Parque Estadual Serra do Brigadeiro, através da empresa ATALHO.
Conversamos bastante mas fizemos questão de levá-los ao GAB. Ficaram impressionados com a qualidade de nossa Pousada Belisário e com todo o espaço disponível para eventos.
E lá toparam com essa turma. São da família de Sônia e já estiveram hospedados na pousada recentemente, com um grupo maior. Eles são da família do belisariense Helvécio, que maldosamente recebeu aqui o apelido de "pó de sapo" e que faleceu tragicamente em acidente no Rio de Janeiro, há 2 anos.
Eles foram entrevistados, assim como Sônia, gestora do GAB.
Os homens estavam conhecendo o quintal. Eles são do Rio mas tem gente no grupo que veio de Brusque, Santa Catarina. 
Gostaram de conhecer o nosso museu.
Começamos falando de pesquisa sobre turismo e terminamos mostrando turistas.
Sobre a pesquisa, Flávio e Evandro estão a serviço do SEBRAE, que está levantando a questão  do turismo em Muriaé, em parceria com a FUNDARTE.
Algumas questões precisam ser definidas: turismo rural é prioridade para a gestão municipal? Ou seria turismo de negócio? Quem sabe a demanda maior está no turismo de saúde, aproveitando a forte estrutura de atendimento médico da cidade?
Particularmente não vejo muita possibilidade de crescimento, sem um acesso pavimentado ao distrito, principalmente por estarmos distantes de grandes centros urbanos, onde há mais vocação para o turismo de aventura, onde sequer deve haver pavimentação dos acessos rurais.
Acessos às cachoeiras, ao "cruzeiro" e outras coisas mais.
Quer colaborar com a pesquisa do SEBRAE? Comente aqui, identificando-se ao final para dar credibilidade ao seu comentário.

Comentários

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês