WE HAVE A DREAM

"Nós temos um sonho". Estou me apropriando da célebre frase do  Pastor Martin Luther King, só que na primeira pessoal do plural, quando ele clamava pela união e coexistência harmoniosa entre negros e brancos no futuro. Isso para falar do sonho de muitos belisarienses em termos um acesso digno à Cachoeira de Belisário, que fica a poucos metros da Praça da Matriz.
Fomos hoje novamente sonhar com essa possibilidade, levando três consultores super-especializados em estruturas de concreto, aço e até bambu. Dr. Edson, Dr. Joaquim e Dr. Zé Maria Muniz.
Degraus precisam ser construídos aqui, com corrimão. Molhado o chão escorrega muito.
Na foto abaixo o Dr. Edison Souza.
  
Ela está sempre falando aqui pela praça que foi o projetista de todas as passarelas das Cataratas do Iguaçu. Sei não...
São pelo menos duas opções de acesso à cachoeira. Zé Maria foi com Edison ver a opção 1,  pelas pedras, onde atualmente apenas os jovens têm acesso, e se não estiverem molhadas. Aqui seria necessário a construção de pequenas plataformas de concreto, ligando uma pedra na outra, aproveitando o caminho natural, evitando saltos sobre as pedras.

Ele continua lembrando a necessidade de se fazer uma obra reforçada, com a parte superior em formato anatônico que ajude a passagem de água nas enchentes, sem levar a estrutura.
O entendimento é o de que nas grandes cheias não deve haver acesso já que a parte da estrutura mais baixa deve ficar submersa.
Quando há mais água isso aqui fica muito bonito.
Eu e Joaquim tomamos outro caminho, a opção 2, continuando por uma trilha, paralela à estrada, mas bem abaixo dela.

Há muito tempo que ninguém faz roçagem por aqui.
Segurar em bambu podre não é uma prática segura. E tem sempre um amigo sacana pra fotografar.
Torcendo pra ele cair, mas não caiu.
Chegamos perto dos dois, e aqui também seria necessário uma plataforma para transposição de pedras.
Eis um ótimo local pra banho.
Joaquim identificou uma mina aqui.
Ele também fotografou bromélias.
Árvores crescendo por entre pedras.
Eu não cheguei lá, mas aproveitei fotos antigas da cachoeira, também conhecida como "escorrega". Fica lá no fundo.
E qual o motivo de voltarmos a esse tema? O nosso vereador Lelei está tendo conversas com o prefeito Grego e está muito otimista com a possibilidade da prefeitura começar, já de imediato, obras aqui, para  fazer esse acesso. 
Pretende manter entendimentos com o proprietário da área, que já vem sendo de acesso público há muitos anos. Depois virá com técnicos da prefeitura para analisar a melhor solução.
Mais um passo para chegarmos no sonho coletivo de vermos Belisário como um polo turístico da cidade de Muriaé. Beleza natural é o que não falta para isso.

Comentários

  1. Que projeto bacana, espero que consigam realizar! Esta cachoeira é linda, mas o acesso realmente é meio perigoso.

    ResponderExcluir
  2. Excelente ideia!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é um sonho. Mas absolutamente possível. Basta haver vontade de realização. Fico contrariado quando meus parentes são selecionados pela capacidade de acesso às belezas de Belisário. Saímos para ir à cachoeira mas nem todos têm possibilidades de ultrapassar os obstáculos que exigem equilíbrio e força nas pernas. O lugar é um "Playground" natural que oferece uma piscina para banho, um Tobogã natural e diversas paisagens com belezas naturais incríveis. É claro que o aumento da facilidade de acesso vai requerer o aumento dos cuidados com a preservação da bela flora existente no local. A manutenção de uma limpeza do local é fundamental para a preservação dessas belezas. Mas isso é uma tarefa de TODOS os frequentadores locais ou visitantes. Temos que mostrar aos visitantes que somos civilizados e sabemos preservar nosso patrimônio natural.

    ResponderExcluir
  4. É UM MAGNÍFICO LUGAR ! Cachoeira e também o que alguns chamavam de areão, uma espécie de piscina natural cercada de mata virgem. Mas o acesso é difícil e muito perigoso para saltar tantas pedras. Pergunto: foi considerado dinamitar tais pedras ou, pelo menos, as que dificultam mais? Talvez fosse bom trazer técnicos da firma Pedreira São Geraldo, de Muriaé para uma avaliação e opinião sobre o que fazer. Quebrar as maiores talvez facilite a obra.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês