AINDA TURISTANDO

Nem sei que dia foi. Perdi o rumo. Domingo, pronto! Caminhando para o metrô a gente vê esse presépio em tamanho natural montado na Praça Cardeal Joaquim Arcoverde, em frente ao Palácio São Joaquim, na Glória, que é a casa do Bispo. 
Foram necessários cerca de 80 voluntários para a montagem. Todas as esculturas foram desenhadas pelo padre Wanderson Guedes.
Agora dentro dessa feira.
Elas ficam de olho e acham bonita qualquer coisa feia.
Já isso eu acho bonito.
Cocô também gera dinheiro.
Já partimos da estação Glória e chegamos na Cinelândia. Já há anos essas escadarias são palco pra as manifestações políticas, protestos contra tudo e contra todos. Nada disso impediu que o Estado do Rio chegasse no limite da corrupção. Ex-governadores presos, assim como ex-presidentes da Assembleia estadual, vereadores, deputados... Quebraram o Estado
Biblioteca Nacional. "Ela é considerada pela UNESCO como a sétima maior biblioteca nacional do mundo e, também, é a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de nove milhões de peças, que teve início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições e com o depósito legal". https://pt.wikipedia.org/wiki/Biblioteca_Nacional_do_Brasil
Lá o nosso destino
Fazermos uma visita guiada ao Teatro MunicipalInaugurado em 1909 durante a prefeitura de Pereira Passos, como parte do conjunto arquitetônico das obras de reurbanização do Rio de Janeiro e abertura da Avenida Central, exerce desde sua inauguração um importante papel para a cultura carioca e nacional, recebendo em seu palco importantes artistas, orquestras e companhias de ballet. Apesar do nome, o teatro não pertence ao município, mas está vinculado ao estado do Rio de Janeiro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Theatro_Municipal_do_Rio_de_Janeiro

Mas não deu certo. Domingo fica fechado para visitas. Somente apresentações, mas nenhuma naquele horário. 
Cibele no comando sugere pegarmos o VLT.
Chegamos na Igreja da Candelária. Aqui construíram um pequeno templo em 1609, depois ampliado para se tornar uma igreja paroquial. A igrejinha foi reformada em 1710, e as obras do novo templo começaram em 1775, utilizando-se de pedra extraída da Pedreira da Candelária, no Morro da Nova Sintra, no bairro do Catete. A inauguração, com a igreja ainda inacabada, ocorreu em 1811.
A igreja teve seu nome associado a dois eventos marcantes da segunda metade do século XX: o Comício da Candelária no movimento das Diretas Já e a Chacina da Candelária, um massacre de moradores de rua ocorrido nas proximidades da igreja na madrugada de 23 de julho de 1993 e que teve repercussão internacional.
Mas nós viemos foi aqui, no CCBB-Centro Cultural do Banco do Brasil.

O dia inteiro tem exposições e apresentações culturais.



Por exemplo, esta. 
Não é o meu estilo.
Por si só o prédio é uma maravilha. Almoçamos aqui, numa filial da tradicional Confeitaria Colombo. A principal fica no centro e é fantástica.
Um dia levo você lá.
Essa exposição muito nos agradou.
A mostra apresenta mais de 300 obras, incluindo trabalhos inéditos, que tornam possível visualizar seu caminho no Brasil e exterior, desde sua inspiração inicial pela azulejaria portuguesa, seu aprendizado sobre utilização das cores de quando foi assistente de Portinari, até as duradouras e geniais parcerias com Oscar Niemeyer e João Filgueiras Lima.
Essa foi feita na casa de Israel Pinheiro Filho, em BH.
Agora uma apresentação musical: um coral composto de crianças e adolescentes moradores de comunidades cariocas, e são ligados à respeitável Associação São Martinho.
A próxima apresentação somente duas horas depois. Não esperamos.
Apesar de jovens a gente também se cansa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês