COPA DE MARCHA DE BELISÁRIO: QUE FESTA!

Não pude demorar muito em Miradouro, no Encontro de Carros Antigos. Queria ver a I Copa de Marcha de Belisário, que prometia ser um bom evento e não foi. Foi EXCELENTE!
Vá entrando no clima, que foi igual ao das nossas cavalgadas, porém sem necessidade de segurança, Polícia Militar, sem excesso de sons ... nenhuma ocorrência negativa.
Por volta das 13 horas, com uma de atraso, ligações chegavam para os celulares dos organizadores, pedindo para segurarem um pouco o início, pois havia animais a caminho.
Nas primeiras horas não tinha muita gente de Beli. Eram muitos visitantes. Essas são nossas.
Vieram comitivas de cidades que eu sequer ouvi falar, de cidades próximas a Juiz de Fora, Ponte Nova, além dessas aqui ao nosso redor. Essa comitiva é de Itamuri. Gente nossa.
Olha que cena linda! Quer coisa mais rural? Uma moça bonita, elegantemente comendo uma marmita, sentada numa pedra.
Veja como ficou a arena das provas.
Dei uma fugida em casa, pelo menos pra ver a cara da patroa. Já estou de volta. Essa turma é de Belo Horizonte.
Olha que coisa linda! Estou falando do animal. Respeita a Professora Dayane. O seu marido está na área.
E os haras não param de chegar.
Mais gente nossa. Lembra que você viu Isabel, de vermelho, na matéria anterior, lá em Miradouro?
O público ia se revezando, mas sempre com uma boa presença.
Foram 8 modalidades de provas. Sérgio Reis ficou durante todo o evento, fazendo a locução. Branco foi um dos idealizadores e organizadores desse evento. 
Premiação dos primeiros colocados em cada categoria.
As normas que regem esse tipo de concurso são rígidas. Não pode haver gente feia na secretaria . Belisário cumpriu esse norma, com a minha querida sobrinha Thailiny fazendo esse trabalho.
Agora bastante gente de Beli.
O Coronel Lalu também presente.
O concurso foi abrilhantado com a presença de Carlinhos, como juiz de todas as provas. O cara além de grande conhecimento, tem toda uma didática para exercer o seu trabalho. No início ele informa as modalidades que serão julgadas, em separado, quais sejam: cavalos sem registro, éguas sem registro, animais registrados, categoria pampa, cavalos castrados e muares (burros e mulas). 
Carlinhos, que é de Muriaé, também dá explicações quanto à  metodologia que adotará em seu julgamento. Os animais devem se apresentar em fila indiana, pela ordem de inscrição, o que é mostrada no colete do cavaleiro e devem marchar no sentido anti-horário.
Durante a prova, no início, numa fase intermediária, e no final, os cavaleiros devem soltar as rédeas. Isso faz com que o animal se apresente como ele é, sem o comando do cavaleiro.
Primeira prova. Algumas tiveram 7 concorrentes, outras cerca de 13. Foi muito competitiva a Copa.
Lembra que falei do maridão da Professora Dayane? Olha o fera ai!
Foram poucas, mas também tivemos algumas amazonas.
Essas coisas somente acontecem quando comerciantes e empresários acreditam e apoiam. O comércio local ajudou no patrocínio e Branco destacou o enorme apoio da Rações Total, que ele representa (3298442 5533).
Forneceram toldo, o cercado do picadeiro e a premiação dos primeiros lugares geral. Dez sacos de ração para o segundo colocado, que vale cerca de 600 reais e 1.000  reais para o primeiro colocado geral.
Veja o grande público nessa hora!
Você toma aula prática com o juiz. Em cada modalidade ele chama os animais para a pista, anuncia o resultado dos 3 primeiros lugares e enquanto eles vão marchando, vão se afastando da pista, enquanto o juiz vai falando sobre o desempenho geral.  Vão ficando os que ele ainda não comentou, na ordem de classificação. 
Dessa forma ele justifica o seu voto e você pode confirmar, já que o animal está se apresentando, após julgado, enquanto ele mostra o seu estilo, os pontos fortes e fracos.
Outra coisa interessante: o juiz monta cada animal, durante a competição. Veja ele ai.  Ele confere o conforto e desempenho do animal, sob o seu comando. 
Parabéns! O animal da Professora Dayane ganhou a modalidade "marcha picada".
O primeiro e o segundo lugares recebem o troféu e a equipe posa para a foto. Esse  foi o segundo lugar.
E o primeiro, que já me referi.
Nessa prova 11 participantes.
Éder Moreira, Túlio Amaral e o amigo. Amantes de cavalos.
Dá pra ver que anoiteceu. Mais uma premiação.
Esse cavaleiro é de S. Domingos.
O Vereador Lelei teve participação decisiva no apoio ao evento. Bruno foi o pai dessa criança. O cara fez um brilhante trabalho. Conseguiu chegar, através das redes sociais e também de forma física, em muitas cidades e haras, para a divulgação desse evento.
A gente fala dos homens e esquece das esposas, que também entram de cabeça. Foi o caso de Alice Almada, esposa de Bruno, e Gilcea é grande parceira de Lelei.
O de camisa vermelha É Pedro Vieira, titular do Haras PV e Presidente da Comitiva da Prata. O seu animal Hipocrisia, venceu uma modalidade.
Essa turma só tem cara de peões. Empresários e o querido Dr. Rafael Campos, o grande cirurgião plástico de Muriaé, e primo de minha mulher.
Mais premiação.
O nosso Vander venceu a categoria Pampa.
Agora a premiação final. Essa égua foi a campeã geral. Ela é da cidade de Rodeiro.
O segundo Lugar ficou com uma égua de um haras de Muriaé e o cavaleiro é o "Belisário", que vem a ser o Ânderson, que mora em São Domingos. Já o mostrei em uma foto lá em cima.
Acreditem se quiserem. Já passa das 21 horas. Foram cerca de 8 horas de competições.
Reforço a minha perplexidade com a grandeza desse evento, muito acima de minhas expectativas. Parabéns Bruno, Branco e Vaguinho, grandes responsáveis por isso e também Lelei, que acreditou e apoiou. O juiz, como falei, também engrandeceu a programação.  
E olhem que essa foi a Primeira Copa. Que venham outras de igual grandeza pela frente. 

Comentários

  1. O evento ficou excelente,Parabéns aos organizadores.. Quenha venha outras !!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AOS ORGANIZADORES. JÁ TINHAM ME FALADO AQUI EM MURIAÉ DA BELEZA DO EVENTO E PELA REPORTAGEM FOI MESMO UM SUCESSO. EVENTOS ASSIM LEVAM À BELISÁRIO OS AMANTES DOS EQUINOS, E PESSOAS QUE COM CERTEZA JAMAIS ESQUECERÃO DO NOSSO DISTRITO E DAS BELAS FESTAS E CONFRATERNIZAÇÕES.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês